Carta aberta ao consumidor da Black Friday

Consumidor, com a Black Friday se aproximando, precisamos estar cercados de informações úteis, para que tenhamos ferramentas para nos protegermos dos riscos inerentes a esse tradicional período de vendas, identificando as situações de fraude.

Para evitarmos armadilhas como a clássica “tudo pela metade do dobro”, devemos investir em nossa autodeterminação informativa, pois só assim seremos capazes de fazer boas escolhas. E hoje, não são poucas as ferramentas disponíveis que nos auxiliam nessa busca. Por exemplo, há diversos sites comparadores de preços, como Econovia, Buscapé, que oferecem um histórico de preços do produto no último ano, prevenindo o golpe dos falsos descontos.

Além de uma boa pesquisa prévia, também é importante fazer uma análise do que realmente queremos ou precisamos, para não nos transformamos em alvos fáceis das armadilhas da economia comportamental – saibamos resistir aos nossos impulsos!

Consciência financeira também é fundamental para o nosso bom desempenho na Black Friday – e para o sucesso dela! Porque o sucesso não é, tão somente, o aumento do faturamento dos lojistas– que vem crescendo, no período, ano após ano. Sucesso, é ter um consumidor que experenciou uma compra agradável do início ao fim; sucesso é fidelizar o cliente, é contribuir para as boas práticas do mercado e pela desconstituição da pecha “Black Fraude”.

Afinal de contas, empresas sérias não podem ser penalizadas pela má atuação das demais no mercado de consumo. Além disso, como consequência da atual crise, há uma retração generalizada da renda, e o impacto no varejo é enorme com a falta de circulação desse capital. Dessa forma, a Black Friday acaba sendo uma oportunidade de propulsão para o setor – que vive se reinventando.

Então aproveitar as promoções do período é algo coletivamente positivo, se feito com prudência. Portanto, consumidor, faça seu tema de casa. Com informação, você não apenas evitará as armadilhas do mercado, como também poderá reprimi-las. Faça isso, denuncie fraudes aos órgãos de proteção ao consumidor. Vamos colaborar nessa regulação e valorizar o trabalho das empresas que prezam pelo seu público.

Angeline Kremer Grando
Advogada e internacionalista, da equipe BVK Advogados Associados

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